Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Instrutores

Detalhes

Seja nosso Associado

Gianni Tartari

Sommelier
Gianni Tartari

Gianni Tartari formou-se pela Associação Brasileira de Sommeliers, em 1988, e foi homologado como Sommelier Profissional. Candidato ao WSET Diploma. Certified Sommelier pela Court of Masters Sommeliers.

ATIVIDADES E PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

Coordenador do Módulo de Serviço do Curso de Formação de Sommeliers Profissionais da ABS-SP - Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo.

 

Chef Sommelier do restaurante Ristorantino, do restaurateur Ricardo Trevisani.

 

Foi Chef Sommelier da importadora World Wine, onde desenvolveu o programa de cursos de vinho L’Ecole junto à equipe de Sommeliers e selecionou vinhos de todo o mundo para o portfolio da empresa.

 

Como Wine Hunter na empresa wine.com.br, era responsável pela pesquisa e seleção de vinhos, em diversas feiras ao redor do mundo, para compor o portfolio dos clubes de vinho.

 

Atuou como Chef Sommelier do Hotel Emiliano, onde gerenciou a carta de vinhos com mais de 300 referências, a exclusiva carta de Champagne com mais de 80 referências e administrou as 1.500 garrafas da adega.

 

Foi colunista mensal da revista Época São Paulo, publicada pela editora Globo, na seção Adega. Mantém o blog Goles & Letras sobre os vinhos degustados e curiosidades a respeito do mundo dos vinhos.

 

Atuou como Chef Sommelier da Enoteca Fasano. Esteve à frente da seleção de vinhos para importação e implantou o programa Bate-papo sobre Vinhos, encontros semanais com clientes e interessados. Durante sua trajetória na loja de vinhos da grife Fasano, prestou consultoria para grandes empresas como Embraer, Brasilprev, Morgan Stanley, American Express, Einstein, Votorantim, Swim Worldwide, Pricewaterhouse Coopers, Volkswagen entre outras.

 

Foi responsável pela seleção de vinhos para o portfólio da importadora Expand, em São Paulo, onde criou e desenvolveu o projeto Wine Education. Por meio dessa iniciativa pioneira ministrou palestras, degustações e cursos técnicos para profissionais e amadores por todo o Brasil.

 

Desenvolveu inúmeras cartas de vinhos para restaurantes em todo o Brasil, incluindo prestigiados restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Atuou como Sommelier nos restaurantes Enotria, Fasano e Parigi. Teve seu próprio restaurante, Tartari’s, onde desenvolveu várias atividades.

 

CERTIFICAÇÕES

Wine And Spirits Education Trust – WSET

Level 4 Diploma candidate

Level 3 Advanced Certificate In Wines & Spirits

 

The Court Of Masters Sommeliers – CMS

CMS Certified Sommelier

 

Parker & Zraly Wine Certification Program 2010

Connoisseur of Wine

 

Parker & Zraly Wine Certification Program 2008

Aficionado of Wine

 

PREMIAÇÕES

Melhor Sommelier do Brasil ABS/ASI - 1994

Melhor Sommelier do Rio de Janeiro ABS/ASI -1993

Melhor Sommelier do Brasil ABS/ASI - 1991

Melhor Sommelier do Rio de Janeiro ABS/ASI - 1990

 

Representante brasileiro em três concursos mundiais:

IX Concurso Mundial De Sommeliers Viena, Áustria - 1998

VIII Concurso Mundial De Sommeliers Tóquio, Japão - 1995

VII Concurso Mundial De Sommeliers Rio De Janeiro, Brasil - 1992

 

CONFRARIAS

Membro “Chevalier” da Ordre des Coteaux du Champagne