Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Notícias

Detalhes

Seja nosso Associado

Editorial - 25 Anos ABS-SP

Na Mídia
10/Set
2014
Editorial - 25 Anos ABS-SP
Mário Telles Junior

Caros amigos, Nesta semana, mais precisamente no dia 13 de Setembro, há 25 anos, um grupo de amigos fundava a ABS-SP, compartilhando um objetivo comum, a paixão pelo vinho e sua cultura.

 
 
 
O início não foi fácil e durante alguns anos graças à gentileza de D. Lonka (em memória), mãe do Jorge Lucki, pudemos nos reunir no extinto Z-Deli, em frente ao Parque Trianon, para nossos primeiros cursos e degustações.
 
Apoiando nosso esforço, uma legião de amigos ajudava a tornar realidade uma quase impossibilidade, que era criar em São Paulo uma associação cujo objetivo era preservar a Cultura e o Serviço do Vinho.
 
Nossa primeira sede, localizada em Indianópolis, tinha o aluguel pago pelos dez diretores, já que os recursos eram insuficientes para cobrir as despesas operacionais da associação. Mas, logo, nossos primeiros cursos começaram a atrair a atenção de muitas pessoas e a sede da Rua Guatambi ficou pequena para nossas atividades.
 
Mudamos então para a Faria Lima, e, depois, para as modernas instalações na Vila Olímpia, nossa sede atual, dotada de todos os recursos necessários para ministrarmos a ampla gama de cursos que hoje acontecem na ABS-SP. Com crescimento gradual e seguro, focamos nossa atividade no que consideramos o papel mais relevante de uma entidade como a ABS, que é a Formação de Profissionais. Isso, sem nos descuidarmos de atender aqueles que se iniciam no mundo do vinho e as centenas de enófilos que frequentam nossas degustações regulares.
 
Mesmo com todas as dificuldades e as naturais resistências a um trabalho pioneiro  e, na época em que iniciamos, pouco conhecido no Brasil conseguimos, graças à competência dos inúmeros professores, antigos e atuais, e ao apoio significativo de nossos sócios-jurídicos e enófilos, alcançar amplo reconhecimento de nosso trabalho em prol do vinho. 
 
Nosso segredo é colocar a cultura e o serviço do vinho em primeiro lugar, acima de quaisquer interesses pessoais, agregando aos poucos, novos e competentes colaboradores. Dessa forma, conseguimos montar uma equipe que não altera a trajetória da associação, mesmo com a necessária e permanente renovação de nossos quadros associativo e diretivo.
 
Somos como um grande vinho de guarda: evoluindo com o tempo, para ganhar mais complexidade e nos tornar cada vez mais maduros, sem perder a jovialidade e o espírito de inovar que sempre nos anima.
 
Nossa percepção é de que ainda estamos muito longe de nosso apogeu e que ainda temos muito a fazer pela Cultura do Vinho. Que venham mais 25 anos !
 
 
Mario Telles Jr.
Presidente ABS-SP
 
 

Fonte: ABS-SP

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.