Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Notícias

Detalhes

Seja nosso Associado

ABS-SP oferece Curso de Sommelier com Certificação Internacional

ABS-SP
1/Ago
2019
ABS-SP oferece Curso de Sommelier com Certificação Internacional

Os Cursos de Formação de Profissionais da Associação Brasileira de Sommeliers-SP são certificados pela Association de la Sommelerie Internationale, a mais séria e tradicional entidade da área, que congrega mais de 50 países em seu quadro associativo. Saiba mais sobre este abrangente e disputado curso...

Desde o reconhecimento da profissão de Sommelier, a carreira vem passando por crescente valorização, levando à procura cada vez maior de cursos de capacitação na área. 

 

Sommelier, no estrito senso da palavra, é como se denomina o profissional responsável pelo serviço do vinho no restaurante. Cabe a ele (ou ela) apresentar os vinhos da carta e sugerir qual seria a melhor harmonização enogastronômica, na faixa de preços indicada pelo cliente. 

 

Nos dias de hoje, isso é uma visão muito simplificada do trabalho do sommelier, de quem se exige muito mais habilidade e conhecimento do que se imagina. 

 

O sommelier também é responsável pela elaboração da carta de vinhos, pela compra e armazenamento dos vinhos, pelo controle de estoque e tudo o mais que disser respeito ao vinho dentro do estabelecimento.

 

Hoje, no entanto, a palavra sommelier, ou profissional do vinho, possui abrangência ainda maior, designando as pessoas que, de um modo ou de outro, trabalham com vinhos, em restaurantes, lojas, bares, à bordo de aviões ou navios ou em qualquer outro local, como designado na recente lei federal que regulamentou a profissão.

 

Para exercer a profissão de modo responsável é absolutamente necessário longo período de estudos (que na verdade devem ser permanentes) e treinamento, em cursos de capacitação na área. 

 

 

O mais completo e abrangente desses cursos de capacitação, hoje referência obrigatória no mercado brasileiro, é o Curso de Formação de Sommeliers e Profissionais da Associação Brasileira de Sommeliers-SP, filiada à Association de La Sommelerie Internationale, com sede em Paris, na França.

 

Ministrado por um Corpo Docente composto por experientes professores, todos com longa vivência em suas áreas de atuação, o curso conta ainda com o melhor material didático disponível no Brasil, propiciando aos alunos o máximo aproveitamento nas aulas e nos estudos complementares. Além disso, há degustação de vinhos representativos do tema em foco, em todas as aulas.

 

Aula na ABS-SP, em sala apropriada, com todos os recursos audio-visuais para melhor aproveitamento dos temas abordados

 

 

O material didático é fornecido em meio eletrônico, o que permite seu uso em tablets e computadores, facilitando o acompanhamento de todo o curso. No total, são mais de 3000 páginas de textos-base, textos complementares e, principalmente, os cobiçados outlines das aulas, que fornecem aos alunos exatamente o que está sendo projetado durante a aula.

 

Na ABS-SP, o aluno irá aprender, no Módulo de Fundamentos, tudo o que diz respeito ao vinho, desde a técnica de degustação até as mais sofisticadas técnicas de harmonização enogastronômica, passando pelo plantio das uvas, principais uvas viníferas, técnicas de elaboração de todos os estilos de vinho, além de receber informações detalhadas sobre vinhos especiais, como os doces, espumantes, champanhe, Porto e Jerez.

 

Passo seguinte será cursar o Módulo de Países, onde terá uma visão abrangente do universo do vinho, passando por todos os países produtores, do Velho Mundo (França, Itália e Espanha, por exemplo) e do Novo Mundo (Austrália, EUA, Nova Zelândia, entre outros), até os menos comuns (Líbano, Israel, Grécia), que hoje produzem vinhos de excelente qualidade.

 

Para concluir sua formação, segue-se o importante e fundamental Módulo de Serviço, ministrado por experientes e premiados profissionais, onde acontecem aulas práticas e teóricas, e se complementa o conhecimento do sommelier com aulas sobre assuntos variados que também fazem parte de seu dia-a dia, tais como Conhaque, Charutos, Águas Especiais, Queijo, Chá, Sakê, Chocolate, Destilados, Café, Whisky e Coquetéis.

 

Durante os três módulos, são degustados, de forma técnica, vinhos e outras bebidas, de forma a ilustrar o conteúdo de cada uma das aulas teóricas, além de serem aplicadas provas teórico-práticas para se avaliar o aproveitamento do aluno.

 

 

Quem for aprovado nos três módulos, receberá um diploma, um botton e uma carteira de identificação de sua condição de Sommelier Profissional, emitidos pela ABS-SP, com Certificação Internacional pela ASI-Association de la Sommelerie Internationale, com sede em Paris, na França.

 

A ASI é hoje a mais importante e reconhecida associação de Sommeliers do mundo, congregando profissionais de 50 países membros e mais 5 países-observadores, sendo a responsável pela organização do Concurso Mundial de Sommeliers. Mais informações sobre a ASI e sua atuação no mundo, assim como a lista de todos os países que a compõem, podem ser obtidas no site da entidade, em 

 

Num passo posterior, o aluno poderá ainda, mediante prova perante banca examinadora da ABS-Brasil, receber a Certificação de Sommelier Profissional junto àquela entidade, que é a representante oficial da ASI no Brasil. 

 

Como se vê, são grandes as oportunidades de atuação na área, seja como sommelier no estrito sentido da palavra, atuando em restaurantes, seja como consultor de negócios em vinho. 

 

Mas, seja qual for a área escolhida, uma formação adequada é fundamental.

 

De nada adianta fazer cursos de 2, 3 ou 5 dias, mesmo com uma propalada Certificação Internacional, geralmente ministrados por um único indivíduo, pois qualquer pessoa com razoável discernimento perceberá que é impossível preparar um sommelier, ou mesmo um profissional de vinhos, em tão curto espaço de tempo.

 

Saiba mais no site da ABS-SP

 

Mantenha-se informado sobre todas as atividades da ABS-SP e também sobre as datas de abertura de novas turmas em todos os módulo, seguindo a fã page da entidade no Facebook.

 

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.