Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Notícias

Detalhes

Seja nosso Associado

CELIO ALZER

ABS-SP
7/Set
2020
CELIO ALZER

A morte de Celio Alzer aos 78 anos é uma grande e sentida perda para todos nós da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e para o mundo do vinho no Brasil.

 

Professor da ABS-Rio desde 1985 -- e seu presidente no biênio 1992-1994 -- foi um dos mais destacados educadores brasileiros na área de vinhos. Técnico e rigoroso em suas análises, tinha impecável didática e sabia como poucos transmitir o conhecimento que acumulara. Tradutor do livro "Teoria e Prática de Degustação de Vinhos", do italiano Giancarlo Bossi, referência no assunto, foi ele próprio autor de vários livros (o último dos quais, "Feitos Um para o Outro -- os vinhos perfeitos para combinar com 1304 pratos", publicado em 2018). E manteve durante muitos anos, em parceria com Danio Braga, fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, o programa "Falando de Vinhos", na rádio JB-FM. Foi também consultor de vinhos de inúmeros restaurantes e da rede de supermercados Zona Sul. no Rio de Janeiro.

Celio será sempre lembrado com saudades pelo seu companheirismo e por sua contribuição para o crescimento da ABS e da cultura do vinho no Brasil. E pelos milhares de alunos que ajudou a formar em sua longa e profícua carreira.

Descanse em paz, amigo Celio!