Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Notícias

Detalhes

Seja nosso Associado

MEU ETERNO AMIGO, texto de DANIO BRAGA

ABS-SP
11/Set
2020
MEU ETERNO AMIGO, texto de DANIO BRAGA
DANIO BRAGA

Conhecer o Celio Alzer foi uma dádiva. Amigos há quase 40 anos, vivenciamos juntos muitas coisas que os amantes do vinho desfrutam e irão desfrutar para o resto da vida.

 

Descobrimos juntos os então pequenos e pouco significantes Vinhateiros dentro do cenário Nacional, o maior exemplo talvez tenha sido o Oscar Guglielmone em Viamão, na grande Porto Alegre. Celio e eu vivenciamos os primórdios dos Valduga, Miolo, Maison Forrestier, Carrau, Cave Geisse, Cooperativa Vinícola Aurora, a própria Chandon, quando ainda produzia vinhos tintos em Garibaldi, entre outros.

 

Ele foi um dos meus primeiros alunos, um radialista que tinha um programa excepcional na rádio JB e, vinha tranquilamente assistir as aulas quando ainda a Associação estava em Copacabana, no primeiro andar do então meu restaurante Enotria. Foi ele junto com outro amigo, ambos de Niterói, na realidade da região Oceânica, que descobriram a minha paixão e foram contaminados para sempre.

 

O amigo, que também não está mais aqui entre nós se chamava Edson Lencastre e, foram esses dois que me ajudaram a fazer crescer a ABS junto com outros confrades e me convenceram que seria preciso encontrar um lugar melhor, mais confortável para que as pessoas pudessem assistir as aulas. Daí, o pulo grandioso: nos transferimos para a nossa Sede na Praia do Flamengo nº. 66 sala 301.

 

Uma carreira brilhante que esse meu amigo irmão, estudioso e dedicado Professor me acompanhou durante toda a trajetória e da inteira ABS.

 

A partir desse momento a Associação não parou mais de crescer, fundamos a ABS SP, íamos para a Capital Paulista dar aulas, uma delícia, descobrir pessoas, fazer novos amigos.

 

Mas o imortal Celio cresceu muito, foi caminhando, sempre estudando. Fizemos várias viagens Internacionais juntos, visitas ao RS, participamos das primeiras degustações dos vinhos Nacionais, que se tornaram posteriormente e, até hoje o é, um dos maiores eventos de degustação do Mundo.

 

Enfim, uma vida dedicada diria, metade para a música e a outra para o vinho. Amava dar aula de espumantes, amava dar aulas de harmonização de QUEIJOS E VINHOS, em suma... um grande profissional.

 

Sempre será lembrado como Professor Celio. Os profissionais da restauração, os amantes do vinho, todos os produtores sempre lembrarão do Celio pela sua bela e bem entoada voz, a sua marca (de radialista).

 

Escrevemos livros juntos, fizemos programas de radio, o primeiro do Brasil... enfim ele fez e faz parte da história do vinho Brasileiro. Adorei tê-lo conhecido e estar ainda me lembrando de situações com ele.

 

Celio jamais será esquecido, sempre estará conosco e por isso o saúdo levantando uma taça de Champagne que ele tanto amava.

 

Saúde Celio, descanse em paz e nos abençoe do alto do Céu para que todo o nosso, e especialmente seu trabalho possa continuar fazendo crescer essa legião de amantes do vinho.

 

Ciao Celio.........