Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Notícias

Detalhes

Seja nosso Associado

Prêmio ABS-SP melhores do Ano 2019

ABS-SP
5/Nov
2019
Prêmio ABS-SP melhores do Ano 2019
Guilherme Velloso

Uma grande festa no restaurante Cantaloup, em São Paulo, no dia 4 de novembro, marcou a entrega da segunda edição do Prêmio ABS-SP Melhores do Ano.

Uma grande festa no restaurante Cantaloup, em São Paulo, no dia 4 de novembro, marcou a entrega da segunda edição do Prêmio ABS-SP Melhores do Ano. O Prêmio homenageia profissionais e estabelecimentos que mais se destacaram no ano, além da Personalidade do Ano, uma pessoa escolhida por sua contribuição ao mundo do vinho e das bebidas em geral. A escolha é feita por um grupo de jornalistas e profissionais ligados ao mundo do vinho e das bebidas e por membros da diretoria executiva da própria ABS-SP. Abaixo a relação dos premiados em 2019, com breve perfil de cada um. A entrega do Prêmio ABS-SP Melhores do Ano foi prestigiada pelo presidente da ABS Brasil, Danio Braga, que entregou o prêmio ao enólogo e produtor Adolfo Lona.

 

Categorias

• PERSONALIDADE DO ANO 

• MELHOR SOMMELIER DE VINHOS 

• MELHOR SOMMELIER BARTENDER 

• MELHOR SOMMELIER DE CERVEJAS  

• MELHOR CARTA DE VINHOS 

• MELHOR CARTA DE COCKTAILS  

• MELHOR CARTA DE CERVEJAS 

 

Personalidade do ano: Adolfo Lona

O enólogo argentino Adolfo Lona chegou ao Brasil em 1973, contratado para dirigir a unidade de vinhos e espumantes da Martini & Rossi na cidade de Garibaldi, Rio Grande do Sul. Dirigiu esta unidade até março de 2004 quando se retirou. Em abril de 2004, iniciou carreira solo criando a empresa Vinhos e Espumantes Adolfo Lona Ltda. por meio da da qual produz cinco espumantes, sendo três pelo método Charmat e dois pelo método champenoise ou tradicional. Todos os produtos Adolfo Lona são distribuídos no território nacional. A adega Adolfo Lona, onde os espumantes produzidos pelo método champenoise são maturados e acabados, está situada na cidade de Garibaldi – RS na Rua Amazonas, 373 – Bairro São Francisco. 

O prêmio foi entregue por Danio Braga, fundador e presidente da ABS Brasil.

 

Melhor Sommelier de Vinhos: Daniela Bravin

Com mais de vinte anos no segmento de A&B, é sommelière desde 2002. 

Trabalhou em restaurantes renomados de São Paulo como Tambor (chef Carlos Siffert), Julia Cucina (chef Paola Carosella), Ici Biistrô, Tappo Trattoria e 210 dinner (os três do chef Benny Novak).

Também foi proprietária do restaurante Bravin, que recebeu 4 de 5 estrelas da Veja São Paulo, do qual se desligou em dezembro de 2015, e sommelière dos restaurantes A casa do Porco Bar (24º lugar na América latina) e Bar da Dona Onça.

Atualmente possui, junto com a sommelière Cassia Campos, o projeto "Sommelier Itinerante", que tem como objetivo fazer intervenções etílicas em lugares poucos convencionais e/ou carentes de bebidas especiais. A prolífica parceria também mantem o projeto "Vinhos da Titia". Trata-se de um clube de vinhos que oferece caixas de seis rótulos diferentes com entrega a domicílio. Em 2018, Daniela e Cassia abriram o bar Sede261, no bairro de Pinheiros. em São Paulo, eleito bar "Revelação do Ano" pela edição especial Comer & Beber da revista Veja São Paulo, no ano passado.

Foi colunista do caderno Paladar (jornal Estado de São Paulo) e a única sommelière a constar na revista Wine Enthusiast em sua edição sobre a América do Sul.

Em 2010, foi eleita a melhor sommelière do Brasil pela revista Prazeres da Mesa. Especialista em harmonização, é uma apaixonada pelo Universo de Baco.

O prêmio foi entregue por Arthur Piccolomini de Azevedo Vice-Presidente da ABS-SP.

 

Melhor Sommelier Bartender: Spencer Amereno Junior

Considerado um dos principais mixologistas do país e detentor do título de Melhor Bartender pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-SP, entre outros, Spencer está à frente do badalado Frank Bar, do hotel Maksoud Plaza, O que faz o trabalho de Spencer tão especial é acertar na composição de clássicos, como a caipirinha e o bloody mary, assim como em coquetéis autorais. 

O prêmio foi entregue por Guilherme Velloso diretor secretário da ABS-SP.

 

Melhor sommelier de cervejas: Jayro Pinto Neto

Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos desde 2015. Sommelier de Charutos. Juiz BJCP Certified, com participação em diversos concurso nacionais e internacionais de cerveja. Atuante no meio cervejeiro através de palestras, eventos e consultorias. Diretor de Eventos 2019 da AcervA Paulista. 

O prêmio foi entregue por José Luiz Alvim Borges diretor executivo da ABS-SP

 

Melhor Carta de vinhos: Varanda Grill

Premiada steakhouse do Brasil, operando com três unidades: uma no Jardim Paulista, outra no Shopping JK e outra no Jardim Europa, apresenta uma experiência gastronômica diversa aos seus clientes. O grupo foi criado por Sylvio Lazzarini, administrador de empresas, ex pecuarista e líder ruralista. Rreconhecido especialista na área de agronegócios, já publicou 13 livros versando sobre a cadeia produtiva da carne. Os restaurantes buscam servir cortes no estilo de três grandes escolas de churrasco no mundo: norte-americana, argentina e brasileira. 

Com 340 rótulos dos principais países produtores do mundo, a carta de vinhos também foi premiada, em 2018, como a melhor carta de vinhos pela ABS-SP.  

O prêmio foi entregue por Antonio Lapa Silveira, um dos fundadores da ABS-SP, da qual foi o primeiro secretário.

 

Melhor Carta de coquetéis: Frank Bar

Há quatro anos, o barman Spencer Amereno comanda o balcão de onde saem drinques orquestrados com precisão cirúrgica. O dry martíni é matador, suave e intenso na medida. O negroni, que pode ser tanto o tradicional quanto a versão da casa, mais densa e adocicada, dá a sensação de um abraço na alma. E o gim-tônica apara as arestas mais ácidas do drinque e chega à mesa como um espetáculo vaporoso. 

O prêmio foi entregue por Henrique De' Grandis, fundador da ABS-SP e membro se sua primeira diretoria.

 

Melhor carta de Cerveja: EAP - Empório Alto dos Pinheiros

O EAP é um bar e loja que oferece mais de 650 cervejas nacionais e importadas, chope e comidinhas no balcão e nas mesas, em ambiente agradável    

O prêmio foi entregue por Noberto Freddy ex-presidente da ABS-SP.

 

 

PARABÉNS AOS MELHORES DO ANO - PRÊMIO ABS-SP 2019

 

 

Gustavo Andrade de Paulo - Presidente da ABS-SP

Mário Telles Junior - Diretor Executivo e idealizador do Prêmio ABS-SP

 

Diretoria ABS

Carlos Alves Gomes - Diretor Executivo ABS-SP

Nelson Luiz Pereira - Diretor Executivo ABS-SP

Rui Fernando Ramos Alves - Diretor Tesoureiro ABS-SP

Arthur Piccolomini de Azevedo - Vice-Presidente ABS-SP

Gustavo Andrade de Paulo - Presidente ABS-SP

Mário Telles Junior - Diretor Executivo ABS-SP

Oswaldo Vasconcelos - Diretor Executivo ABS-SP

José Luiz Alvim Borges - Diretor Executivo ABS-SP

Marcello Borges  - Diretor Executivo ABS-SP

Danio Braga - Presidente da ABS-Brasil

Guilherme Coutinho Paranhos Velloso - Diretor Secretário ABS-SP

Eduardo Sartori - Presidente  ABS-Campinas

 

Fonte: ABS-SP

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.