Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Restaurantes Amigos

Seja nosso Associado

Relação de restaurantes que não cobram rolha dos sócios da ABS-SP, ou mantém políticas preferenciais para que os mesmos possam levar seus vinhos para acompanhar a refeição.

Regras para se levar vinhos a restaurantes

1. Reservar antecipadamente e perguntar se o restaurante aceita que se leve o vinho e qual a taxa de rolha cobrada.

2. Procure levar vinhos que se combinem com a gastronomia do restaurante.

3. Levar sempre vinhos de reconhecida qualidade, evitando levar vinhos baratos, abaixo do valor dos vinhos da carta.

4. Conhecer a carta de vinhos do restaurante previamente para não levar vinhos que façam parte dessa carta. Se possível escolha pelo menos um espumante da carta do restaurante para o início da refeição.

5. Levar sempre vinhos que pela sua especificidade ou pela sua raridade, provoque uma boa receptividade no pessoal do restaurante.

6. Manter sempre uma atitude discreta, pois não são todos os clientes do restaurante que possuem esse privilégio. Leve o vinho em uma bolsa e entregue ao maitre ou ao sommelier logo que entrar no restaurante.

7. Quando o restaurante não cobra a rolha, procurar compensar na taxa de serviço, a parte que o restaurante não vai receber sobre o valor do seu vinho (p.ex: 15% de serviço ao invés de 10%).

8. Solicitar que o sommelier (maitre ou garçon) do próprio restaurante efetue o serviço de vinho, orientando-o informalmente de modo proporcionar uma relação amigável.

9. Procurar efetuar um curso completo (entrada, prato principal e sobremesa) que possibilite diversas experiências de compatibilização.

10. Oferecer sempre ao sommelier (maitre ou garçon), uma dose de cada garrafa possibilitando que conheça o vinho e estimulando-o no aprendizado sobre o vinho.