Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Notícias

Detalhes

Seja nosso Associado

Vinhos Orgânicos

Vamos falar sobre:
16/Jun
2023
Vinhos Orgânicos

Coluna semanal escrita por Mário Telles Jr.

Vinhos orgânicos, em princípio, são os produzidos sem o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas, fungicidas ou quaisquer substâncias artificiais, associados a práticas de sustentabilidade agrícola, como o rodízio de plantações, a utilização de vegetação de cobertura local e a compostagem com os resíduos obtidos.

 

Para que se tenha uma dimensão do crescimento deste tipo de vinho, a área destinada a vinhedos com as práticas descritas acima quintuplicou nos últimos 20 anos, passando de 1 para 5%.

 

Em cada pais, as regras de certificação são diferentes e por isso a confusão que eventualmente se estabelece quando , por exemplo, se tente definir os níveis de SO2 permitidos para que um vinho possa ser enquadrado como orgânico.

 

Nos EUA, o conceito tenta englobar as práticas agrícolas com a vinificação enquanto na Europa o conceito é mais dirigido ao vinhedo e dai as confusões geradas.

 

Assim o nível máximo permitido na América para os vinhos certificados oficialmente pela USAD é de 20 mg/milhão, teoricamente produzidos espontaneamente durante a fermentação, enquanto a denominação “Produzido com uvas cultivadas organicamente” permite a adição de até 100 mg/milhão.

 

Na União Europeia o uso de SO2 é mais liberal, podendo chegar a mais de 200 mg/milhão, mas ainda bem abaixo dos níveis permitidos para vinhos convencionais (320 mg/milhão).

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.