Associação Brasileira de Sommeliers - SP ABS-SP

Degustações e Eventos

Detalhes

Seja nosso Associado
Château Musar, Um dos Grandes Vinhos do Mundo, na ABS-SP
Inscrições Encerradas
  • 12 de Junho de 2013
  • 20h00
  • ABS São Paulo
    São Paulo, SP
Inscreva-se
Château Musar, Um dos Grandes Vinhos do Mundo, na ABS-SP

Nessa quarta-feira as 20horas na ABS SP, Château Musar um vinho como nenhum outro. Este é o Château Musar, uma das grandes relíquias do mundo do vinho. De fato, a propriedade do Château Musar tem muitas distinções.

 

 

De fato, a propriedade do Château Musar tem muitas distinções. Está localizada em uma das mais antigas regiões vitivinícolas da história da humanidade, o Vale do Bekaa, mencionado na própria Bíblia e onde o cultivo das uvas já era praticado há 6 mil anos. O fato do Líbano produzir um grande vinho - um dos mais famosos do mundo - já é um fato que surpreende alguns enófilos que ainda não conhecem o Château Musar. Mas há muito mais coisas surpreendentes sobre esta propriedade. As videiras quase centenárias estão plantadas em pé franco a uma altitude média de 1000 metros, o que promove uma maturação muito lenta dos bagos, com uma produtividade minúscula. O château adota uma filosofia não intervencionista de produção, em que cada safra é considerada única e irrepetível. O Château Musar tinto e o branco são lançados no mercado somente após 7 anos da colheita.


 

Para Eric Asimov, crítico do The New York Times, são todos vinhos "notáveis". O tinto, um corte de Cabernet Sauvignon com Cinsault e Carignan, é "como um Bordeaux de outro mundo". O branco é ainda mais incomum, elaborado com as uvas nativas Obaideh e Merwah - tidas respectivamente como a ancestral da Chardonnay e da Semillon. "Me lembra um bom Borgonha branco ou os Riojas de López de Heredia", disse Asimov. "Ao provar os vinhos, vocês entenderão por que o branco é o meu grande tinto", afirmou o próprio Serge Hochar numa degustação nos Estados Unidos. 

 

 

Além de sua grande qualidade e caráter único, a história da vinícola é admirável. Foi Serge Hochar, proprietário do Château Musar, quem trouxe de volta o glamour dos vinhos do Líbano, recolocando-os no mapa da vitivinicultura moderna. Mais que pioneiro desta nova era, ele é um exemplo de determinação. Assumiu em 1959 a vinícola fundada por seu pai 3 décadas antes e não interrompeu a produção nem mesmo durante a terrível guerra civil (1975-1990), em um incansável e minucioso trabalho de aperfeiçoamento de seu Grand Vin. Em 1977, Serge finalizou a "fórmula" do icônico Château Musar tinto e, em 1984, foi indicado como o primeiro "Homem do Ano" da respeitada revista Decanter. Atualmente, Marc Hochar é braço-direito do pai, perpetuando seu impressionante legado. E é ele que conduzirá a apresentação e degustação de seus vinhos na ABS-SP, no próximo dia 12 de junho. Não perca essa oportunidade única de conhecer um dos grandes vinhos do mundo!

 


Relação de Vinhos que serão degustados:


- Musar Jeune Rouge 2009
- Musar Jeune Rosé 2009
- Château Musar Rouge 2005
- Château Musar Blanc 2005

 

ABS São Paulo

Rua Gomes de Carvalho, 1327/1329 - 2º Andar, CJ 21 - Ed Olympia Park, Vila Olímpia
São Paulo, SP - CEP 04547-005

No momento não temos vagas para esse evento.
Deixe seus dados, entraremos em contato se surgir alguma vaga.

Enviar
Temos novidades para você!
Viagem - Chile

Valle de Casablanca - 14 a 18 de junho de 2020 "Essa viagem vai abranger as excelentes vinícolas do Valle de Casablanca, que por estar mais distante de Santiago normalmente não são visitadas em viagens ao Chile "

Viagem - Chile