Essa turma contará com aulas online (ao vivo) e provas presenciais e está prevista para iniciar dia 20 de fevereiro de 2024 (terça-feira) às 19h.
A duração deste módulo é de 30 (trinta) semanas, com aulas ministradas uma vez por semana. Carga horária total de 75 horas.

O Curso de Formação de Sommeliers e Profissionais da ABS-SP é dirigido a quem já trabalha ou pretende trabalhar no mercado de vinhos, seja como sommelier profissional, seja como consultor/assessor de produtores, importadoras e lojas especializadas.

CONTEÚDO
- Organização de carta de vinhos
- Brandies
- Cristais - Taças + Mise en Place
- Sakes
- Coquetelaria
- Cafés
- Sommelier na Importadora
- Cervejas
- Destilados
- Abertura de Garrafas
- Águas
- Serviço de Espumantes
- Cachaças
- Chocolates
- Aeração
- Whiskys
- Decantação
- Charutos
- Azeites
- Chás
- Vinagres
- Queijos
- Pães
- Compatibilizando aves
- Compatibilizando ervas e vegetais
- Compatibilizando sal, pimenta e especiarias
- Compatibilizando frutas, doces e sobremesas
- Revisão
- Prova Teórica
“A ABS-SP poderá a qualquer tempo modificar a grade das aulas, dos instrutores e dos cursos e seus respectivos horários, para melhor atender às necessidades de todos ou por motivo de força maior".

PRÉ-REQUISITO
Ter no mínimo 18 anos.
FREQUÊNCIA
1x por semana, com duração aproximada de 2,5h (podendo variar de acordo com o tema da aula).
FORMATO
As aulas serão onlines, ao vivo, com interação entre instrutores e participantes. O link para participação é enviado no dia de cada aula, por e-mail e WhatsApp.
A plataforma usada para a realização de nossas atividades online é o Zoom. O download para celular/computador está disponível através deste link: https://zoom.us/pt/download
A avaliação será realizada presencialmente, em data previamente informada.
CARGA HORÁRIA
A carga horária total deste módulo é de 65 horas, divididas em 26 aulas.
INSUMOS PARA DEGUSTAÇÃO NAS AULAS
A maioria das aulas são acompanhadas de degustação técnica, seja de bebidas ou alimentos.
Os insumos não perecíveis (como vinhos e destilados) serão disponibilizados para retirada na sede da ABS-SP 1 vez por mês, em datas que serão informadas por e-mail.
Caso o participante resida fora da região metropolitana de São Paulo, poderá optar por recebê-los através dos Correios. Este serviço será cobrado a parte e a taxa será calculada de acordo com o CEP de envio.
Os insumos perecíveis (como frutas, queijos, pães, etc.) que permitirem fracionamento e guarda serão disponibilizados apenas para quem fizer a retirada presencial, não sendo possível enviá-los para quem recebe os demais itens pelos Correios. Sendo assim, estes itens serão informados previamente e deverão ser providenciados por conta do participante.
E por fim, os eventuais insumos perecíveis que não permitirem fracionamento e guarda, também serão informados previamente e deverão ser providenciados por todos os participantes, inclusive os que fizerem a retirada presencialmente.
MÉTODO DE AVALIAÇÃO
O participante será avaliado por meio das aulas práticas de serviço e por uma prova teórica (questões de múltipla escolha e dissertativas) no final do módulo.
Àquele que não comparecer na data oficial, poderá realizar a prova substitutiva dentro do prazo de 15 dias a partir da data oficial, mediante agendamento e pagamento de taxa (consultar diretamente com a secretaria). No caso de não realização da prova dentro do prazo estipulado a nota será zero.
REQUISITOS PARA APROVAÇÃO
Para obter o certificado de conclusão do módulo a média para aprovação é 6,0 (seis) e não haverá prova de recuperação. A frequência mínima obrigatória é de 75%.
MATERIAL DIDÁTICO
Apostila digital (disponível no site, na área logada).
INVESTIMENTO
R$ 6.500,00
- À vista, com 5% de desconto via PIX ou Boleto (R$6.175,00)
*Efetue a matrícula, escolha o pagamento em 1 parcela e depois envie um e-mail para atendimento@abs-sp.com.br informando seu CPF e solicitando a aplicação do desconto.
ou
- Em até 8 vezes sem juros via Boleto Bancário
O primeiro pagamento deverá ser realizado em até 2 dias úteis após a inscrição, para garantia da vaga. As demais parcelas serão pagas mensalmente, a partir do início do curso e dentro de sua duração. O participante poderá consultar/imprimir todos os boletos diretamente na sua área logada, após efetivação da matrícula.
*A vaga será garantida somente após o pagamento (do valor total ou da primeira parcela).
*O curso terá início com mínimo de 20 participantes. A confirmação de início ou de adiamento/cancelamento se dará com 7 dias de antecedência, por e-mail.
CERTIFICADO
Após a conclusão e aprovação neste módulo, será emitido certificado específico, constando carga horária e nota obtida.
DIPLOMA DE SOMMELIER PROFISSIONAL
O participante que obtiver aprovação nos módulos I, II e III receberá também o Diploma de Formação de Sommeliers e Profissionais da ABS-SP, assim como botton e carteirinha exclusivos.
CERTIFICAÇÃO BRASILEIRA E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Associação Brasileira de Sommeliers e ASI (Association de la Sommellerie Internationale).

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA / TRANSFERÊNCIA DE TURMA
Neste módulo não existe a possibilidade de trancamento de matrícula ou transferência de turma. Àquele que não concluir o curso, seja por motivo de faltas, ausência na prova, nota insuficiente ou abandono em qualquer tempo, terá que reiniciar o módulo e não terá direito à qualquer crédito ou reembolso.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail atendimento@abs-sp.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado até uma semana antes do início do curso, será devolvido 80% do valor pago descontado a taxa de transferência. O participante que desistir até uma semana após o início do curso receberá 50% do valor pago. Após esse prazo não haverá devolução, parcial ou total, dos valores pagos.